É importante saber qual é o tipo do seu cabelo para tratá-lo de forma adequada. Cada estilo de cabelo deve ser cuidado com produtos específicos. Mas caso você tenha dificuldade, peça ajuda a um profissional para lhe orientar melhor.
Fique atenta à qualidade dos produtos. Vale a pena investir um pouquinho mais para manter seus cabelos saudáveis.
O fundamental para evitar problemas como queda, seborréia, oleosidade, calvície e caspa é saber cuidar dos fios e saber qual o ciclo de vida dos cabelos.
Nos Estados Unidos criaram uma solução para classificar os tipos de cabelos, as duas mais conhecidas são a do Sistema André Walker (André Walker System) e o LOIS.
O SISTEMA ANDRÉ WALKER
Muito usada em sites superinformativos como o Naturally Curly , essa classificação de letras e números foi criada pelo Andre Walker, o cabeleireiro da Oprah Winfrey. Basicamente, esse sistema de classificação divide os cabelos em categorias distintas de acordo com o diâmetro dos cachinhos. A partir disso, poder-se definir uma rotina de cuidados mais específica para cada tipo de cabelo.
Tipo 1a – Liso (fino) – O cabelo tende a ser muito macio, brilhoso, difícil de enrolar, tem tendência a ser oleoso, e é difícil de ser danificado.
Tipo 1b – Liso (médio) – O cabelo tem muito corpo e volume.
Tipo 1c – Liso (grosso) – Cabelo normalmente reto e difícil de enrolar. Mulheres asiáticas normalmente estão nessa categoria.
Tipo 2a – Ondulado (fino) – Cabelo tem um definido padrão em S. Normalmente pode ser estilizado de várias formas.
Tipo 2b – Ondulado (médio) – Cabelo tende a ter frizz e é um pouco resistente a ser estilizado.
Tipo 2c – Ondulado (grosso) – Cabelo também resistente a estilização e normalmente com bastante frizz, tende a ter cachos mais grossos.
Tipo 3a – Cacheado (cachos soltos) – Cabelo tende a ter uma combinação de texturas. Pode ser grosso e cheio com bastante corpo. Com um definido padrão de S. Tende também a ser frizzado.
Tipo 3b – Cacheado (cachos apertados) – Também tende a ter uma combinação de texturas, com uma quantidade média de cachos.
Tipo 3c – Cacheado (cachos bem apertados) – É um intermediário entre as características do tipo 3b e o 4a.
Tipo 4a – Crespo (macio) – O cabelo tende a ser muito frágil, com espirais extremamente apertadas, e tem um padrão definido de cachos.
Tipo 4b – Crespo (seco) – Também muito frágil e com espirais extremamente apertadas, no entanto com um padrão de cachos menos definidos. Tem algo mais para um padrão de estrutura em Z.
Tipo 4c – Crespo (sem forma) – Alguns dizem que existe o 4c, ele é totalmente sem forma e tem estrutura padrão de Z.
O SISTEMA LOIS
Existe outra classificação por letras e número mais complexa e completa do que a do André Walker. É o sistema LOIS de classificação de cabelos que leva em consideração vários fatores:
o tamanho do padrão de cachos (cachos da largura de um dedo, da largura de uma caneta, de um canudo...)
a densidade geral do cabelo (muitos fios ou poucos fios)
o diâmetro do fio de cabelo (grosso, médio ou fino)
a sensação que o cabelo nos passa (esponjoso, lanoso, sedoso...)
Essa classificação de LOIS , confesso que não entendo muito, não consigo definir um tipo de cabelo por essa classificação
OUTRAS FORMAS DE ENQUADRAR SEU CABELO
Não há separação por categorias, e sim por tipos gerais: crespo, cacheado, anelado, ondulado, frisado e liso.
Bom, essa tabelinha de classificação e característica de cabelo a seguir é uma tabela super legal, porque além de vir as classificações ela vem as propriedades , a partir daqui você já pode começar a criar seu próprio cronograma capilar
Ex: seu cabelo é 4a em questão de força ele é frágil , então você pode colocar a umectação com mais frequência no seu cronograma , ah mas meu cabelo é 3a em questão de hidratação a tabela está indicando baixo , então seu cronograma a hidratação vai ser mais frequente
esse foi mais um post , bjooos até a proxima ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário