"Imecap Hair funciona mesmo? Faz o cabelo crescer? Combate a queda de cabelo? Engorda? Dá espinha? Qual o preço? É bom para homens também?”. Essas perguntas se tornaram frequentes pela internet desde que o produto foi lançado e divulgado em anúncios na televisão, conquistando uma legião de fãs.
Na mesma linha do famoso Pantogar, a promessa do Imecap Hair é diminuir a queda, fortalecer os fios e promover o crescimento capilar. O burburinho gerado em torno do produto foi enorme: afinal, quem não quer tomar uma pílula por dia e ficar com os cabelos lindos, cheios e compridos?
Apesar de todos os benefícios divulgados, sempre é prudente analisar esses casos com cuidado, pra descobrir o que é verdade e o que é mito.fui da uma pesquisada sobre a fórmula do Imecap Hair para descobrir se ele é tudo isso mesmo que dizem. Neste post, vou compartilhar o resultado com você.
O que é Imecap Hair?
Nova embalagem do Imecap Hair – Caixa com 60 cápsulas de cor cinza (4 cartelas com 15 cápsulas cada). (Fonte)
Imecap Hair é um suplemento de vitaminas e minerais comercializado pela Divcom Pharma/Vidfarma no Brasil. Ele vem em caixas com 60 cápsulas de 0,5g (ou seja, 30g de produto por embalagem).
As propagandas e materiais de divulgação do Imecap Hair usam expressões como “expertise avançada”, “fórmula inovadora”, “novo conceito” e “tecnologia mundial”, mas não há nada de revolucionário no produto em si: é um complexo de substâncias que são encontradas normalmente na nossa alimentação.
O produto é vendido como um “nutricosmético”, termo bastante utilizado para descrever combinações de nutrientes elaboradas com objetivo estético, sem função necessariamente medicinal. A palavra é mais um recurso de marketing do que um termo técnico, porque a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não reconhece essa classificação (o produto é registrado na categoria dos alimentos funcionais).
Quais são os benefícios do Imecap Hair?
O Imecap Hair promete combater a queda de cabelo, estimular o crescimento capilar e aumentar o volume dos fios, mas é preciso ter cautela para interpretar esses benefícios. A queda de cabelo pode ser causada por vários motivos, e nem todos eles podem ser tratados apenas com um suplemento de vitaminas e minerais (vamos investigar melhor os efeitos de cada nutriente do Imecap Hair mais adiante).
Outra vantagem anunciada na bula do Imecap Hair (ou mais precisamente no livreto que acompanha o produto, já que como ele é registrado como suplemento alimentar, e não como medicamento, fica dispensada a apresentação de uma bula) é o fato de ele “revitalizar os fios, dando mais brilho aos cabelos”, além de “recuperar os fios enfraquecidos, quebradiços e sem vida, proporcionando cabelos mais fortes, volumosos, brilhosos e com vitalidade“.
Trecho do livreto (que substitui a bula) do Imecap Hair, falando sobre os benefícios e resultados do produto.
Devemos esperar que esses efeitos aconteçam apenas na parte do fio que nascer a partir do início do tratamento com Imecap Hair, uma vez que ele atua apenas no folículo capilar (na “raiz do problema”, como a própria embalagem destaca), não na extensão dos fios já crescidos (que é composta basicamente por células mortas e não recebe nutrientes da corrente sanguínea).
Como tomar Imecap Hair?
A posologia indicada no produto é de 1 cápsula por dia, acompanhada de água, antes de uma refeição.
Quanto tempo leva para fazer efeito?
Como o ritmo de crescimento normal do nosso cabelo é de aproximadamente 1,25 cm por mês (o que dá uma média de 15 cm por ano), e o Imecap Hair age apenas na parte do cabelo que ainda vai crescer, são necessários pelo menos alguns meses até que os fios ganhem comprimento suficiente e seja possível observar os resultados.
É importante se lembrar disso quando for avaliar as imagens de “antes e depois” que aparecem pela internet. A maioria das resenhas do Imecap Hair utiliza fotos do cabelo inteiro para demonstrar o crescimento dos fios, mas a parte do cabelo que recebeu os efeitos do tratamento são apenas esses centímetros que cresceram desde que o usuário começou a tomar o produto (se o cabelo inteiro estiver mais liso, mais brilhante ou com a cor mais viva, isso é resultado de outros procedimentos, não do Imecap Hair).
A melhor maneira de interpretar os resultados do Imecap Hair seria olhando para a raiz do cabelo, não para o comprimento. Em um cabelo tingido, ficaria bem fácil observar o quanto ele cresceu (e se os fios estão ficando mais densos e fortes).
Se eu tomar mais de uma cápsula por dia os resultados aparecem mais rápido?
Não. Não existe comprovação nenhuma de que aumentar a dosagem gere qualquer impacto na sua eficácia. Além disso, como o excesso de alguns nutrientes pode ser tão prejudicial quanto a falta deles no nosso organismo, você nunca deve aumentar por conta própria a dose de qualquer tipo de suplemento sem antes conversar com o seu médico.
Qual a composição do Imecap Hair?
Piridoxina: Também conhecida como vitamina B6, ela é fundamental para várias funções do nosso organismo. Participa do metabolismo dos macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos), da produção do nosso sangue (ajudando a evitar alguns tipos de anemia, que podem ser causadores da queda de cabelo) e da regulação hormonal (acredita-se que ela possa inclusive ajudar a reduzir os efeitos da TPM e da menopausa).
Além disso, a vitamina B6 atua na síntese de alguns neurotransmissores (substâncias que atuam no sistema nervoso) que poderiam aliviar quadros de stress (que também são associados à queda de cabelo).
Alguns estudos apontam que a vitamina B6 é capaz de reduzir a queda de cabelo, principalmente a do tipo eflúvio telógeno (que envolve queda de cabelo difusa, sem fundo genético).
Porém, uma pesquisa já indicou que células deficientes em vitamina B6 tendem a responder com maior intensidade aos hormônios androgênicos. Como a alopecia androgenética (calvície clássica) envolve esse tipo de hormônio, acredita-se que a piridoxina possa auxiliar também no tratamento desse tipo de queda de cabelo.
Outra vantagem: a vitamina também pode potencializar a atividade do zinco, outro componente do Imecap Hair (vamos analisá-lo daqui a pouco).
A vitamina B6 é encontrada naturalmente nas aves, em alguns peixes (como atum e salmão), laticínios, arroz integral, feijão, aveia, lentilha e banana.
Biotina: Outra substância que faz parte do chamado complexo B, a biotina também é conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou coenzima R. Ela também participa do processamento dos macronutrientes e ajuda na manutenção de pele, cabelo e olhos saudáveis. Acredita-se que ela ajuda na formação da estrutura da queratina (proteína que compõe os cabelos e as unhas).
A diferença é que, além das fontes de biotina disponíveis na nossa alimentação (como gema de ovo, amendoins, carnes, vegetais de folha escura, levedura de cerveja, castanhas e grãos integrais), nós temos uma pequena fábrica dessa substância dentro do nosso corpo: as bactérias que formam a nossa flora intestinal também produzem biotina, o que ajuda a garantir os níveis ideais no nosso organismo.
Isso faz com que a carência de biotina seja considerada rara em seres humanos. Quando ela acontece, normalmente é causada pelo uso prolongado de antibióticos (que podem prejudicar a flora intestinal), pelo consumo acentuado de ovos crus (uma proteína encontrada na clara crua é capaz de se ligar à biotina e prejudicar a sua absorção) ou por outros problemas de aproveitamento das vitaminas (como a síndrome da má absorção ou a doença de Crohn).
Alguns dos possíveis sintomas de deficiência de biotina são a queda de cabelo, dermatite seborreica (que também pode fazer o cabelo cair mais que o normal) e falta de energia.
Cromo: Importante para a atividade da insulina no nosso organismo, o cromo participa do processamento das gorduras no corpo, interferindo nos níveis de colesterol e triglicérides. Ele é encontrado nos grãos e cereais integrais, carnes, uvas (e no vinho), maçãs com casca, castanhas, batatas, laranjas, brócolis e manjericão.
Muitas pessoas tomam cápsulas de picolinato de cromo para emagrecer, pois aparentemente o cromo ajuda a reduzir o apetite, principalmente diminuindo a vontade de comer doces e alimentos ricos em carboidratos. Mas é preciso ter cautela, pois o excesso de cromo pode provocar queda de cabelo (além de vários outros problemas de saúde, como dores de cabeça, náuseas, aumento do colesterol, anemia, danos ao fígado e aos rins).
Selênio: O selênio é importante para o funcionamento da tireóide, além de participar da atividade de algumas enzimas e ter efeito antioxidante. A falta de selênio no organismo pode provocar queda de cabelo, além de enfraquecimento das unhas, cansaço, dores musculares e problemas de pele.
Mas nada de abusar, porque o excesso de selênio (também chamado de selenose) também pode causar queda de cabelo. É raro que os níveis de selênio cheguem a esse ponto apenas pela alimentação, mas a suplementação exagerada pode provocar o quadro (há casos em que isso foi causado por erros na formulação de alguns lotes de suplementos, em que a quantidade de selênio estava muito acima do que constava na bula).
As castanhas do pará são fontes riquíssimas de selênio (tanto que não se recomenda consumir mais que duas castanhas por dia), e ele também está presente em alguns cogumelos, frutos do mar, farinha e farelo de trigo, peito de frango, ovos, arroz e milho.
Zinco: Encontrado nas ostras, carnes vermelhas, espinafre, castanhas, feijões, cogumelos e no chocolate (quanto mais escuro e amargo, melhor!), o zinco é fundamental para o sistema imunológico e para a produção das nossas enzimas, além de participar da síntese do DNA e auxiliar na cicatrização dos tecidos.
Um dos sintomas da deficiência de zinco no organismo é a queda de cabelo. Além disso, alguns estudos já demonstraram que o zinco é capaz de inibir a ação da enzima 5α-redutase, que participa dos quadros de alopecia androgenética (e esse efeito parece ser aumentado com a ação da vitamina B6, também presente no Imecap Hair).
Apesar de todos esses benefícios, é preciso tomar cuidado com a suplementação de zinco, pois em excesso ele pode prejudicar a absorção do ferro e do cobre, além de afetar o sistema imunológico e os níveis de colesterol.
Gelatina hidrolisada: No Imecap Hair ela é utilizada como veículo (o meio no qual as substâncias ativas são transportadas até o nosso corpo), mas não deixa de ser uma fonte de proteínas e colágeno, substância fundamental para a saúde da pele. O material de apoio do produto não especifica a quantidade de gelatina hidrolisada em cada cápsula.
Imecap Hair funciona mesmo? Faz o cabelo crescer mais rápido e parar de cair?
Apesar de todos os benefícios mencionados, os estudos que existem hoje são considerados insuficientes para comprovar com 100% de certeza a eficácia de qualquer um dos nutrientes presentes no Imecap Hair em interromper a queda ou acelerar o crescimento dos cabelos (na dose e na forma em que eles são apresentados no produto).
Ainda assim, muita gente diz ter observado bons resultados com o suplemento. É possível que nesses casos existisse alguma carência nutricional não identificada previamente, que estava provocando o quadro de fraqueza, queda ou pouco crescimento dos cabelos (e que foi solucionada com o uso do produto).
Fique à vontade para experimentar e tirar as suas próprias conclusões (de preferência com o aval e o acompanhamento de um bom dermatologista), mas tenha expectativas realistas e não espere resultados milagrosos.
Pode ser que o seu cabelo fique mais forte e resistente? Com certeza! Mas crescer 5 cm em um mês? Altamente improvável.
Imecap hair pode causar efeitos colaterais? Existem contra indicações?
Não existem efeitos colaterais conhecidos, mas a bula informa que mulheres grávidas, que estejam amamentando e crianças com até 3 anos de idade só devem tomar Imecap Hair com orientação de um médico ou nutricionista.
A dosagem de todas as vitaminas e minerais na fórmula do Imecap Hair segue as recomendações diárias para cada substância: uma cápsula oferece 100% da vitamina B6, biotina, selênio, cromo e zinco que precisamos. Portanto, não se espera que ocorra excesso de vitaminas ou minerais no organismo apenas devido ao uso do produto.
Apesar disso, é importante lembrar que continuamos obtendo esses nutrientes por outras fontes na nossa alimentação, e que se você estiver tomando outros suplementos alimentares a soma dos seus efeitos pode resultar em doses não recomendadas de algum elemento (ou provocar interferência de absorção entre as substâncias, prejudicando o seu efeito).
Homens podem tomar Imecap Hair?
A atriz Thais Pacholek e o ator Carlos Casagrande num comercial do Imecap Hair, demonstrando que o produto pode ser utilizado tanto por homens quanto por mulheres.
Sim, o produto é adequado tanto para homens quanto para mulheres. A dúvida surge porque a maioria dos casos de queda de cabelo masculino tem origem genética e hormonal, e os suplementos de vitaminas e minerais não costumam gerar nenhum impacto nesses quadros (os cabelos que permanecem podem até ficar mais fortes e grossos, mas os que já se perderam de forma definitiva não retornam).
No caso do Imecap Hair, a combinação de zinco e vitamina B6 pode até gerar algum efeito de bloqueio nos níveis do hormônio que provoca a alopecia androgenética, mas como não existem estudos comprovando essa atuação, não dá pra afirmar que isso realmente aconteça.
Em todos os outros casos de queda de cabelo que não envolvem a participação de hormônios, espera-se que homens e mulheres obtenham os mesmos resultados.
Imecap Hair engorda?
Os suplementos alimentares que contêm vitaminas do complexo B (como o Imecap Hair e o Pantogar) costumam levar a fama de causarem ganho de peso, mas nem sempre isso procede. Cada cápsula do Imecap Hair deve ter uma quantidade ínfima de calorias, insuficientes para causar qualquer interferência no peso de quem toma. Ou seja: não, o Imecap Hair não engorda.
O que acontece é que algumas dessas vitaminas, quando estão em níveis baixos no organismo, podem diminuir o nosso apetite. Daí, quando o suplemento reequilibra as taxas da vitamina no organismo, é possível que você sinta mais fome e acabe se descontrolando na alimentação.
Esse efeito não ocorre em todo mundo, e várias das pessoas que ficam com o apetite mais intenso no início do tratamento dizem que isso desaparece ao longo do tratamento. No caso do Imecap Hair, esse efeito também pode ser diminuído pela presença do cromo (que teoricamente seria capaz de inibir o apetite).
Imecap Hair dá espinha?
Essa é outra fama dos suplementos de vitaminas do complexo B, mas nem sempre isso acontece. A ocorrência de espinhas é mais comum em quem já tem predisposição à acne (pele oleosa, histórico do problema, etc), e em alguns casos elas só aparecem no início do tratamento, sumindo sozinhas depois de algum tempo.
Se o quadro for mais persistente, vale conversar com um bom dermatologista e avaliar o que pode ser feito. De qualquer forma, assim que você parar de tomar o Imecap Hair a sua pele deve voltar ao normal.
Precisa de receita médica para tomar Imecap Hair?
Não. Por ser comercializado como um nutricosmético, e não como um medicamento, a venda dispensa a apresentação de receita. Mas isso não significa que você não deva conversar com um médico antes de começar o seu tratamento.
Ter o aval de um médico é importante para avaliar se a sua queda de cabelo realmente se beneficiará desse tipo de abordagem (ou se requer tratamentos mais específicos), se existe algum risco de superdosagem dos nutrientes presentes no produto (dependendo principalmente de outros suplementos que você tome) e de possíveis interações medicamentosas (alguns minerais podem interferir na absorção de certos remédios).
Qual o preço do Imecap Hair?
O preço do Imecap Hair varia de acordo com a farmácia. As promoções e ofertas que costumam acontecer deixam o produto mais barato que o normal, então pesquise sempre antes de comprar.
O custo médio da caixa com 60 cápsulas (que dá pra dois meses) varia entre R$ 50,00 e R$ 70,00. O menor preço que encontramos foi de R$ 44,55 (em promoção), e o mais caro foi de R$ 75,89. Como o valor varia bastante de uma farmácia para outra, é importante pesquisar bem antes de comprar.
Além de avaliar quanto custa o Imecap Hair nos diferentes lugares, vale procurar também por descontos e promoções, que acontecem com alguma frequência. Algumas farmácias online fazem a entrega com frete grátis para as grandes cidades, o que pode acabar fazendo o produto sair mais barato que em lojas físicas.
Existe Imecap Hair manipulado?
Não conheço nenhum caso de uso de uma formulação manipulada similar à do Imecap Hair (que não deve ser complicada de se fazer, já que a fórmula envolve apenas componentes comuns nas farmácias de manipulação). Se você já mandou fazer, já usou ou quer usar o imecap hair. conta me nos comentários.